Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2015
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
HEREDITARIEDADE20911795f6f
HEREDITARIEDADE E DIVERSIDADE DA VIDA – ASPECTOS GENÉTICOS DA FORMAÇÃO E DA MANUTENÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA



“Mutação é a chave para nossa evolução, ela nos permitiu evoluir do organismo de uma única célula até a espécie dominante no planeta. Esse processo é lento e normalmente leva milhares e milhares de anos, mas, a cada centena de milênios, a evolução dá um salto para frente”. 

A molécula de DNA, formada por milhões de nucleotídeos em cadeia, sofre, às vezes, alterações chamadas mutações, com a substituição de certos nucleotídeos por outros diferentes. Muitas vezes, as mutações tornam-se estáveis, sendo transmitidas aos descendentes. Nada tão fantástico ou fantasioso como os personagens dos quadrinhos e do cinema X-Men, porém a mutação é um fator capaz de causar alterações nos produtos gênicos e é relacionada também a problemas como o câncer. 

Todo esse estudo foi possibilitado pela descoberta da estrutura do DNA, material base para a ocorrência de vida como a conhecemos. No ano de 2005, foram comemorados os 52 anos da “descoberta” da estrutura tridimensional do DNA. 

Disponível em: http://www.allthelikes.com/quotes.php?qu oteId=2591450&app=191261328257. Acesso em: 29 de junho de 2014. 


Com relação às características da molécula citada no texto, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida, pode-se inferir que 
A
o DNA apresenta apenas um tipo de nucleotídeo em alguns organismos primitivos. 
B
o DNA tem a capacidade de se autoduplicar, sem precisar do auxílio de enzimas, pois estas precisariam ser traduzidas antes do processo, o que o tornaria mais lento. 
C
é possível, na composição do DNA, perceber quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, a guanina e a uracila. 
D
a mensagem contida no DNA pode ser transcrita para outra molécula denominada RNA. Isso ocorre em um processo mediado pelos ribossomos. 
E
o DNA é uma macromolécula informacional formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice, unidas por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.