Há um certo consenso, entre os críticos literários, em classificar Vidas secas como um romance circular, já que tanto no primeiro quanto no último capítulo encontramos os mesmos elementos: a seca forçando a retirada da família de Fabiano em busca de uma vida melhor. Entre esses dois capítulos, esses dois movimentos, desenvolve-se a narrativa que é considerada uma das mais importantes de sua geração. Analise o que se afirma a seguir, tendo em mente a totalidade da obra.
I. A seca é elemento onipresente no texto, o motor que gera as mudanças da família. O ambiente hostil e a opressão do meio contribuem para a animalização dos personagens.
II. O universo latifundiário arcaico nordestino é denunciado no capítulo Contas, que mostra as opressivas relações socioeconômicas, com Fabiano permanentemente endividado com o patrão.
III. O capítulo O soldado amarelo registra o momento da vingança de Fabiano que, preso injustamente pelo soldado anteriormente, não hesita em vingar-se, devolvendo a violência que havia sofrido.
IV. Os sonhos de Sinhá Vitória são movidos, paradoxalmente, pela necessidade de manter-se lúcida e ativa em meio ao sofrimento da seca, o que justifica seu mutismo e sua pouca habilidade em comunicar-se.
É correto o que se afirma em