Questão
Simulado UFPR
2022
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ha-historia-tenentismo73991e715d
Há uma história do tenentismo antes e depois de 1930. Os dois períodos dividem-se por uma diferença essencial.

Antes de 1930, o tenentismo foi um movimento de rebeldia contra o governo da República; depois de 1930, os “tenentes” entraram no governo e procuraram lhe dar um rumo que promovesse seus objetivos.

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo, Ed. USP, 2019, p. 263.)

Os dois momentos do tenentismo a que se refere o texto são, respectivamente:
A
o contexto da implementação da política das salvações, pelo presidente Hermes da Fonseca, que removeu oligarcas oposicionistas de governos estaduais; e a Era Vargas, período em que os tenentes combateram os liberais.
B
o contexto de crise da Primeira República, quando levantes de militares de baixa patente questionaram o caráter oligárquico da política nacional; e a Era Vargas, período em que os mesmos tenentes ocuparam postos chave do governo.
C
o contexto de decadência do esquema “café com leite”, que levou à marginalização das elites mineiras pelos levantes militares; e o governo Vargas, quando tenentes se colocaram favoráveis ao discurso nacionalista oficial.
D
o contexto do fim do poderio dos coronéis, motivado pelo êxito da marcha da Coluna Prestes; e a ditadura do Estado Novo, que retirou os governadores civis e os substituiu por interventores ligados aos levantes tenentistas.
E
o contexto do término da Primeira República pela Revolução de 1930, nome dado ao último levante tenentista do período; e a Era Vargas, quando tenentes alçaram o poder após integrarem a Revolução Constitucionalista de 1932.