“Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da postura do sujeito frente ao objeto de conhecimento: o mito, o senso comum, a ciência, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, atribuindo-lhe um sentido.”

(Fonte: ARANHA; MARTINS, 1995).

Leia atentamente as proposições seguintes acerca do processo do filosofar, bem como do que seja a Filosofia, sua etimologia, relação com os mitos, a religião e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A palavra filosofia é composta por duas outras palavras: philo e Sophia. Philo deriva de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
02. Para Sócrates, da mesma maneira como “uma andorinha só não faz verão”, um ato moral isolado - por valioso que seja - não é suficiente para falar na virtude do indivíduo. Sócrates foi o filósofo que escreveu o maior número de obras em toda a história da Filosofia.
04. A Filosofia, inicialmente uma cosmologia, nasceu nas colônias gregas da Ásia Menor, no final do século VII a.C e início do século VI a.C, tendo como primeiro filósofo Platão.
08. A Filosofia entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, bem como da origem e causas do mundo e de suas transformações, é um fato romano.
16. O senso comum consiste numa série de crenças admitidas por um determinado grupo social. O senso comum ou conhecimento espontâneo permite ao homem fazer juízo prévio da realidade, muitas vezes, carregado de preconceitos.
32. Com o surgimento da filosofia, as explicações mitológicas passaram a dividir espaço com a filosofia e com a ciência até sua extinção total na sociedade contemporânea.