Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Haiti-e-frequentemente285859d73b3
O Haiti é frequentemente citado como o país mais pobre das Américas. Isso tem certamente raízes históricas, sociais e econômicas, embora seja dito quase como se fosse um status natural. Como a situação chegou ao que é hoje?

GABRIELLE APOLLON*: Há um post compartilhado nas redes sociais por muitos amigos haitianos que eu acho que vale a pena mencionar ao responder essa pergunta. Ele diz: “Querida mídia, se você insiste em começar todo artigo sobre o Haiti com ‘o país mais pobre do hemisfério ocidental’, acrescente respeitosamente ‘a primeira nação negra independente do hemisfério ocidental, primeira nação independente pós-colonial liderada por negros no mundo e única nação cuja independência foi fruto de uma rebelião bem sucedida de escravos’”. Esse sentimento é importante porque a atual situação econômica do Haiti está inseparavelmente ligada a como o país chegou ao estado atual.

*Gabrielle Apollon, filha de imigrantes haitianos nascida em Montreal, no Canadá, que cresceu nos EUA, onde se formou em direito pela Universidade de Nova York e se especializou na questão dos imigrantes.(NEXO Jornal. O que faz do Haiti um país de crises ininterruptas?7/jul/2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2021/07/07/O-que-faz-do-Haiti-um-pa%C3%ADs-de-crises-ininterruptas. Acesso em 08/07/2021)

Após a independência haitiana, é possível identificar como reflexo imediato nas relações internacionais do país:
A
os governos ocidentais negaram-se a reconhecer o Haiti como uma nação independente. Eles negaram-se a estabelecer relações comerciais e a permitir que navios haitianos entrassem em seus portos.
B
a França reconheceu a independência do país e, após negociações, anistiou o pagamento de 90 milhões de francos em ouro que cobrava pelas perdas de sua colônia.
C
por conta das ideias de liberdade semelhantes, inclusive no mesmo contexto histórico, os EUA foram os primeiros a apoiar o movimento haitiano.
D
apesar do embargo econômico que o Haiti sofreu, os espanhóis, na esteira da luta pela independência da américa espanhola, foram os primeiros a negociar diretamente com os negros libertos da independência haitiana.
E
a queda de Napoleão Bonaparte, em 1815, foi fundamental para retirar a pressão do governo francês sobre a economia haitiana e permitir que o país negociasse livremente.