Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2019
Fase Única
Hong-Kong-esta954fae4601

Hong Kong está em contagem regressiva para 2047. Se nada mudar, esse é o ano em que o território passará a ser controlado completamente pela China.

A China cedeu Hong Kong ao Reino Unido em 1842 após a Primeira Guerra do Ópio. Por cerca de um século e meio, o território foi uma colônia britânica. E só foi devolvido aos chineses em 1997, quando Hong Kong passou a ser uma região administrativa especial da China (...)

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48871500> Acesso em: 2 set. 2019.

Acerca das manifestações que vêm ocorrendo em Hong Kong, em 2019, pode-se afirmar que
A
a população de Hong Kong foi às ruas em protesto contra o regime político antidemocrático, controlado pelo Partido Comunista de Hong Kong, além da falta de autonomia econômica do socialismo de mercado imposto pela China.
B
os protestos estão relacionados ao questionamento da devolução do território de Hong Kong para a tutela da China, visto que 90% da população deseja retornar ao controle dos britânicos em 2047.
C
a população de Hong Kong protesta contra o intervencionismo das potências europeias em sua economia – herança do neocolonialismo – exigindo que a independência em relação à China ocorra de imediato.
D
milhões de pessoas foram às ruas para questionar a prisão da chefe do Executivo, Carrie Lam, ordenada pelo presidente chinês Xi Jinping devido à aprovação de uma lei que retira o direito da China de exercer a defesa militar de Hong Kong.
E
milhões de pessoas saíram às ruas inicialmente motivadas por uma lei que autorizaria extradições de cidadãos locais ao território chinês propriamente dito, mas também para externar a insatisfação de cidadãos de Hong Kong com Pequim.