Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2009
1ª Fase
੦ Geografia
Cartografia
Sistema de localização
੦ Geografia
Astronomia
Sistema solar e Terra
Hora-plena-meio-dia1334b936d07
Hora plena a do meio-dia / As figuras não projetam sombras / A luz incide, vertical, nas criaturas / Hora total em que o ser atinge a plenitude.

Esses versos da poetisa curitibana Helena Kolody (1912–2004) retratam uma situação do cotidiano de todas as pessoas: a hora do meio-dia, denominada por ela “hora plena”. Se sua mensagem metafórica for analisada sob o ponto de vista geográfico e considerando-se a cidade de Curitiba, é correto afirmar:
A
Em Curitiba, não há projeção de sombras ao meio-dia porque em todos os dias do ano os raios solares incidem verticalmente ao meio-dia.
B
Em realidade, essa situação de ausência de sombras ao meio-dia em Curitiba só ocorre duas vezes ao ano: nos equinócios de primavera e de outono.
C
No solstício de verão há mais horas iluminadas, por isso não há projeção de sombras ao meio-dia.
D
A posição latitudinal da cidade de Curitiba, ao sul do Trópico de Capricórnio, impossibilita que os raios solares incidam verticalmente em qualquer época do ano.
E
A ausência de sombras ao meio-dia é, por si, uma colocação metafórica. Ela não ocorre na Terra, pois sempre existe sombra, em qualquer latitude e em qualquer hora iluminada do dia.