Questão
Universidade Federal de Viçosa - UFV
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
I-Vivia-para-familia2810bdb624d
I - “Vivia para a família. Falava pouco, tinha o semblante pensativo. Quando comia, muitas vezes a irmã tirava o melhor pedaço do seu prato para dar a uma das crianças, e ele sempre permitia. Mas seu trabalho e o da irmã eram insuficientes para sustentar uma família tão grande. A miséria aumentou. Certo ano, em um inverno rigoroso, Jean Valjean não encontrou trabalho. A família ficou sem pão. Sem pão. Exatamente como está escrito. Sete crianças. Em uma noite de domingo, o padeiro da aldeia ouviu uma pancada na vidraça gradeada. Correu. Chegou a tempo de ver um braço passando por uma abertura feita por um murro na vidraça. O braço pegou um pão. O padeiro perseguiu o ladrão, que tentava fugir. Era Jean Valjean.” (Cap.3. O Roubo)

II - “Sem dinheiro, homem é preso após roubar leite para alimentar filha recém-nascida. Policiais ainda tentaram pagar o produto, mas a gerência de supermercado não aceitou. Um homem foi preso na tarde da segunda-feira, (29), acusado de roubo em um supermercado localizado em um dos trechos da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro, parte alta de Macéio. Edilson José da Silva Júnior, 27, sem residência fixa, foi preso acusado de ter roubado três pacotes de leite em pó do estabelecimento. Em depoimento, na Central da Polícia, Edilson revelou que não tinha dinheiro e sem opção em conseguir alimento para uma filha recém-nascida, foi „obrigado‟ a roubar. Mas a versão do preso não sensibilizou a gerência do supermercado que não retirou a queixa e Edilson terminou autuado em flagrante pelo crime de roubo.”

(Disponível em: http://wwwriachueloemacao.blogspot.com.br/2012/10/homem-foi-preso-apos-ter-roubado-uma.html. Acesso em: 02 jul.2013.)

Em contraste com o texto II, na estruturação do texto I, destacam-se:
A
a construção de oposições semânticas e o emprego recorrente de figuras de linguagem, como a metonímia.
B
a apresentação e a descrição das ações do personagem principal de maneira objetiva e sintética.
C
o emprego sistemático de orações coordenadas de forma a dar dinamismo às ações e emoções descritas.
D
o uso de períodos longos e de orações subordinadas gerando uma narrativa mais densa e elaborada.