Questão
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
I-acesso-a-agua-tende918948c2e5
I.



O acesso à água tende a se tornar cada vez mais complicado nas próximas décadas, a medida que a população humana cresça, fique mais urbana e afluente. Além disso, outras variáveis, como a mudança climática, devem interferir com mais frequência na questão, aumentando o risco de escassez desse bem comum. (O DESAFIO..., 2012, p. 69).

II.

À medida que cresce a demanda por água, reservas planetárias se tornam imprevisíveis. As tecnologias disponíveis poderiam evitar uma crise global, mas precisam ser implantadas logo. (ROGERS, 2012, p. 54).

Sobre a hidrografia da Bahia, é correto afirmar:
A
O Estado da Bahia, em função da geologia, está dividido em quatro compartimentos, que abrigam grandes bacias hidrográficas, no sentido norte-sul.
B
Os rios que formam as grandes bacias hidrográficas baianas são autóctones, seus leitos são profundos e sua drenagem é arreica.
C
A bacia do São Francisco, rio genuinamente nordestino, é a única que drena todos os municípios do oeste baiano.
D
Os rios de Contas, Paraguaçu e Itapicuru nascem na Chapada Diamantina, têm seus cursos em direção oeste e são os mais poluídos do Estado.
E
O rio Cobre, entre os rios que cortam Salvador, é o que tem mais vida, embora esteja ameaçado pela devastação da mata ciliar e pelos esgotos lançados por invasões, ao longo do seu curso.