Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2012
Fase Única
IMPAVIDA-CLAVA-FORTE8536be95e9
IMPÁVIDA CLAVA FORTE 

Roberto Pompeu de Toledo





VEJA, 23 de setembro de 2009, p. 150. 

No trecho 

 “Serviria para mostrar, com a insistente troca de palavras e de versos, como a letra é difícil, e extrairia um efeito cômico – deliberadamente cômico – das confusões que pode causar na mente de quem a entoa” (linhas 22 a 24), o autor, ao destacar a expressão “deliberadamente cômico”, entre travessões, intenciona
A
evidenciar sua (do autor) atitude de desaprovação em relação à confusão que algumas pessoas fazem ao entoar o Hino Nacional.
B
deixar claro que a insistente troca de palavras e de versos, na entoação do Hino Nacional por Vanusa, não foi cômica, uma vez que não foi uma ação deliberada. 
C
marcar bem o posicionamento de que a comicidade, na insistente troca de palavras e de versos na entoação do Hino Nacional por Vanusa, foi, lamentavelmente, involuntária. 
D
criticar o preciosismo parnasiano da letra do Hino Nacional, pois tal preciosismo chega a sacrificar o conteúdo para satisfazer a métrica. 
E
alertar para o fato de que o caráter jabberwocky que tomou o Hino Nacional, na entoação de Vanusa, resulta obrigatoriamente em avaliação negativa do povo brasileiro.