Questão
Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
2006
Fase Única
INTERPRETACA2584fbfbf48
Discursiva
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO I

O conto de fadas mudou

O talento para trabalhar e sofrer de Cinderela dá lugar a mitos que lutam pela própria felicidade.

As princesas estão de volta – mas desta vez elas não ficam adormecidas aguardando um beijo. Ao descobrir a demanda das mulheres de hoje por novos modelos de comportamento (heroínas independentes e poderosas), as indústrias de entretenimento e de brinquedos repaginaram as personagens para que deixassem de se parecer com donas de casa. O sucesso foi impressionante. A linha Princesas, da Disney, lançadas em 2001, uniu Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Ariel, Bela e Jasmine na mesma série para movimentar US$ 2 bilhões ao ano. Até Cinderela, ícone infantil de submissão que lavava, passava e cozinhava, empresta seu rosto a produtos como laptops para garotas que brincam de ser executivas.

(...)

As novas princesas – como a dos filmes Diário de uma Princesa, 1 e 2 – são adolescentes com interesses pop como quaisquer outras e podem até terminar o filme nos braços de um grande amor, mas porque o escolheram (e, não raro, o conquistaram). Qualquer semelhança com a vida atual das mulheres reais modernas não é mera coincidência. “A felicidade não é mais delegada ao outro. Não é necessário que algo ou alguém as torne especiais”, diz a professora do Instituto de Psicologia da USP, especialista em relações humanas, Sueli Damergian.

(Texto adaptado, Revista Época, 29/11/2004)

O texto I apresenta um ponto de vista sobre os contos de fadas. Escreva um parágrafo contrapondo a opinião do autor, com o mesmo título “O conto de fadas mudou”.