O ISOPOR

O nome como o conhecemos é o que caiu no “popular”. Na verdade, isopor é a marca registrada da Knauf Isopor Ltda, empresa que fabrica o poliestireno expandido (ou EPS, na sigla em inglês), descoberto na Alemanha em 1949.
O isopor é um tipo de plástico fabricado a partir do estireno, derivado do petróleo. O material passa pelo processo de polimerização, formando o poliestireno, composto por carbono e hidrogênio. Ele é expandido (mais de 95% de ar), por isso pode se transformar em produtos com vários formatos.
O isopor é usado em diversos setores da indústria. Os mais vistos pelos consumidores são as embalagens, caixas térmicas e proteção para aparelhos e máquinas, como televisão e geladeira, e produtos frágeis, como medicamentos, mas também é usado na construção civil, por ser bom isolante térmico e resistente a determinadas condições. Entra, por exemplo, na preparação de concreto leve, lajes, telhas, forros e câmeras frigoríficas.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 26 de março de 2015.
Consideremos uma geladeira de poliestireno utilizada para manter as bebidas a uma temperatura refrescante em um dia quente de verão. A caixa térmica cúbica possui uma área total (todas as 6 faces) igual a 1,0 m², e a espessura da sua parede mede 3,0 cm. A caixa está cheia de garrafas de água e latas de refrigerantes a 2 ºC.

Disponível em: http://quimicaconcentrada1anoe.blogspot.com.br/. Acesso em: 25 de março de 2015.
Dessa forma, o fluxo de calor para o interior da caixa, considerando a temperatura das faces externas de 27 ºC, vale