Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2019
Fase Única
Idade-Moderna-foi103e70227a8
A Idade Moderna foi o período no qual ocorreu o fortalecimento gradual dos governos das monarquias nacionais em grande parte da Europa. Esse processo gerou outra característica do Antigo Regime, que foi o absolutismo monárquico. Com as monarquias absolutistas, o rei se constitui na fonte suprema dos poderes do Estado. Nesse período, vários teóricos elaboraram argumentos para justificar o poder absoluto dos reis. 

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos teóricos que fizeram a defesa do absolutismo: 
A
Thomas Hobbes defendia o poder absoluto como condição necessária para a paz e o progresso; Jacques Bossuet defendia o poder absoluto do rei como um direito divino.
B
Barão de Montesquieu afirmava que quando os poderes Legislativo e Executivo ficavam reunidos numa mesma pessoa ou instituição do Estado, a liberdade florescia; John Locke acreditava que a liberdade natural do homem consistia em se submeter a um poder superior. 
C
Voltaire defendia que o soberano tinha de ser esclarecido; Jean-Jacques Rousseau afirmava que o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com seus princípios. 
D
Adam Smith defendia que um Estado só pode ser verdadeiramente poderoso e rico se tiver um monarca absolutista no poder; Denis Diderot acreditava que a dependência do povo ao monarca absoluto seria a única alternativa para o progresso humano. 
E
Thomas More defendeu os valores da monarquia absoluta e seus luxos; Charles Fourier propunha que a sociedade se organizasse em comunidades chamadas falanstérios, espécie de edifícios-cidade onde as pessoas trabalhassem apenas no que quisessem.