Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2015
Fase Única
Idade-Trevas-pode-ter1390dede4e4
“A Idade das Trevas pode ter sido totalmente iletrada e retrógada em outros aspectos, mas não foi vazia de vida cultural. Uma das provas é o desenvolvimento da cerâmica fina com desenhos geométricos e a outra são os poemas de Homero. [...]. O historiador sente-se em posição frustrante, ao tentar reconstruir cerca de quatrocentos anos de história, os séculos em que se formou a história da civilização grega, a partir dos resquícios materiais, dois longos poemas e as posteriores e incertas tradições e mitos Gregos” (FINLEY, M. I. Os Gregos Antigos. Lisboa: Edições 70, p. 17). 

O texto acima se refere ao que a periodização didática denominada de Período Homérico (do século XII a. C. ao VIII a. C.).  

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Período Homérico: 
A
Nesse tempo a Grécia se caracterizava por ser uma sociedade rural, formada por pequenas unidades agrícolas autossufucientes, denominadas de genos, portanto, a Grécia era uma sociedade gentílica. O surgimento de novas camadas sociais – a dos eupátridas, dos georgoi e dos thetas –, atestou o colapso da estrutura dessa sociedade. 
 
B
A Grécia desse período se caracterizava como uma sociedade formada por grandes unidades agrícolas independentes, denominadas de Demos. Essa sociedade ao entrar em crise, produziu três novas classes sociais, formadas, respectivamente, pelos: grandes proprietários de terras; agricultores e pequenos proprietários de terras; e pelos “marginalizados” e sem terras. 
 
C
No Mundo Grego de Homero, a pobreza do solo e a expansão demográfica levaram ao progressivo colapso da sociedade gentílica. Iniciando, desse modo (por volta de 750 a. C.) a expansão marítima grega pelo Mediterrâneo, local onde se estabeleceram as primeiras polis, tais como: Marselha; Esparta; Rhodes; Corinto. 
 
D
A expansão marítima grega para o Mediterrâneo ficou conhecida como a Primeira Diáspora Grega, enquanto que a Segunda Diáspora Grega se deu rumo ao Mar Negro (Ponto Euxino). Esta última teria ocorrido no limiar do período em questão, a qual foi descrita sob a forma de poemas nas obras Ilíada e Odisséia de Homero. 
 
E
Durante todo o Tempo homérico, a Grécia se caracterizava como uma sociedade gentílica, ou seja, uma sociedade formada pelos genos, pequenas unidades agrárias autossuficientes cujo chefe era um pater, que exercia funções religiosas, administrativas e judiciárias. No entanto, tal caracterização deixa de existir abruptamente, com o início do estabelecimento das polis.