Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2023
1ª Fase
Imagens-satelite141278e6ae8
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”

PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatingaperdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anosaponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.

Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
A
à aplicação e à interpretação do conceito de paisagem.
B
à posse de terras no Brasil e à escalada dos conflitos agrários.
C
à aplicação do geoprocessamento para identificação de crimes ambientais.
D
a modificações no padrão de distribuição de chuvas no Nordeste.