Imaginação: s.f. (s. XIV) 1 faculdade que possui o espírito de representar imagens: 1.1 capacidade de evocar imagens de objetos anteriormente percebidos; 1.2 capacidade de formar imagens originais. 2 faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.




Dicionário Houaiss eletrônico.


Os amantes e os loucos são de cérebro tão quente, neles a fantasia é tão criadora, que enxergam o que frio entendimento jamais pode entender. O namorado, o lunático e o poeta são compostos só de imaginação. (...) É a imaginação tão caprichosa, que para qualquer mostra de alegria logo uma causa inventa de alegria; e se medo lhe vem da noite em curso, transforma um galho à toa em feroz urso.
William Shakespeare. Sonho de uma noite de verão. Internet: <ebooksbrasil.com>.

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo. O conhecimento permite-nos ir de A a B, mas a imaginação permite-nos ir a qualquer lugar.
Albert Einstein.

Para saber como é o nosso mundo, é preciso em primeiro lugar adivinhar como ele é. Quer dizer, é preciso em primeiro lugar imaginá-lo. Depois é o veredito ditado pela observação ou pela experiência que vai validar ou não o vaticínio1, o voo mais ou menos temerário que, de início, a imaginação teve de fazer. Pode-se ir de A para B e para C, conforme o salto, menor ou maior, da nossa imaginação. Mas acabamos por ir por um desses lugares ou para o outro porque a observação ou a experiência assim o determinam, porque o nosso mundo é de certa maneira e não de outra. A ciência é, tal como a arte, uma atividade humana que requer dos seus autores uma grande criatividade, ou seja, uma grande imaginação.
Carlos Fiolhais. Imaginação, ciência e arte. Internet: <https://estudogeral.sib.uc> (com adaptações).
1 vaticínio: ato ou efeito de vaticinar, de predizer ou adivinhar o futuro; profecia, predição.
Considerando os fragmentos de texto acima como motivadores, redija, na modalidade padrão da língua portuguesa, um texto dissertativo-argumentativo respondendo à seguinte pergunta.
A imaginação criou o mundo?