Questão
Simulado Nacional
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Inconfidencia-Mineira82a3f18cbe
A Inconfidência Mineira foi um sintoma da inserção das colônias portuguesas da América na Era das Revoluções e na experiência política moderna que então se desenhava, bem como uma demonstração de como tal conjuntura estava sendo constantemente reelaborada e recriada em muitas partes ao mesmo tempo, sem que houvesse um único centro irradiador das novidades políticas por ela promovidas.

PIMENTA, João Paulo. Independência do Brasil. São Paulo: Contexto, 2022. p. 42. Adaptado.

Sobre a Inconfidência Mineira, conspiração ocorrida em 1789, é correto afirmar que 

A
os inconfidentes começaram a preparar o movimento de rebeldia nos últimos meses de 1788, incentivados pela expectativa do lançamento do quinto. Porém, tiveram seus planos frustrados pelo Conde de Assumar, governador de Minas Gerais, que suspendeu o tributo.
B
entre seus objetivos, os inconfidentes estabeleceram a extinção da escravidão, tendo em vista o elevado número de cativos envolvidos na organização do movimento, e a criação de uma república de caráter democrático, que suscitasse a participação das camadas populares da região. 
C
a intenção da maioria dos inconfidentes era a de proclamar uma República, tomando como modelo a Constituição dos Estados Unidos. Uma vez instalado um governo autônomo, os rebeldes almejavam a instalação de manufaturas como forma de diversificar a produção econômica na região.
D
o movimento iniciou-se em um núcleo de letrados e oficiais que se reuniam em uma sociedade secreta intitulada Cavaleiros da Luz, que propagava ideias iluministas na região. Inspirados na Revolução Francesa, os rebeldes planejavam a proclamação da independência de Minas Gerais e a adoção do regime republicano.
E
os rebeldes inconfidentes constituíam um grupo da elite colonial, formado por mineradores, fazendeiros, padres e funcionários públicos. Entre eles, destaca-se a figura de Tiradentes, que integrava um elevado cargo na magistratura de Minas Gerais.