Interpretem, por favor, estas duas fotos abaixo.

- A primeira é bem simples, temos um automóvel em velocidade alta fazendo uma curva para a direita em que houve muita transferência de peso para a dianteira do automóvel (90% é o valor estimado pelos especialistas). No detalhe desta foto
observa-se que o pneu traseiro direito toca pouco no asfalto.
- Concordo. Na segunda foto parece que o motorista experiente sentiu que, devido a alta velocidade com que vinha, não tinha tração na roda para fazer a curva. Preferiu frear e depois ir embora.

Considerando este diálogo entre os dois alunos e o que entendeu do texto 3, avalie as seguintes afirmações:
I) Na primeira foto, o motorista fez a curva com uma velocidade muito alta, assim a ação conjunta da inércia do veículo e da altura do CG faz com que a traseira do veículo levantasse, inclusive com perigo de capotamento.
II) Na segunda foto, o motorista vinha com velocidade muito alta e como não poderia fazer a curva, para evitar o capotamento, preferiu frear, deixando apenas as marcas do pneu no asfalto.
III) Para se fazer curvas em estradas, gira-se o volante do automóvel de forma que a interação da força de atrito entre pneu e o asfalto mude o automóvel para uma nova direção.
Em relação a estas afirmações podemos dizer que: