JOGOS FLORAIS
I
Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre.
II
Minha terra tem Palmares
memória cala-te já.
Peço licença poética
Belém capital Pará.
Bem, meus prezados senhores
dado o avançado da hora
errata e efeitos do vinho
o poeta sai de fininho.
(será mesmo com 2 esses
que se escreve paçarinho?)
CACASO, Antônio Carlos de Brito. Grupo escolar (1974). Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/aulusmm/2016/03/20/cacaso-antonio-carlos-de-brito/>. Acesso em: 06 maio 2019.
Antônio Carlos de Brito ou, simplesmente, Cacaso, foi um poeta integrante da chamada Geração Mimeógrafo, grupo que produzia à margem do sistema editorial brasileiro, divulgando seus poemas de formas alternativas. Esse grupo publicou assiduamente na década de 1970 e, em muitos de seus poemas, posicionou-se contrário à censura imposta pelo governo militar. Levando em consideração essas informações, leia atentamente o poema “Jogos Florais” e avalie o que se afirma abaixo.
I. Nos versos “ficou moderno o milagre:/a água já não vira vinho,/vira direto vinagre.”, o texto bíblico é tomado como fonte no processo intertextual.
II. “Jogos Florais” apresenta uma paródia da “Canção do Exílio”, texto do Romantismo, século XIX, que fazia críticas ao governo imperialista no Brasil.
III. Em “Bem, meus prezados senhores/dado o avançado da hora/o poeta sai de fininho”, o eu-lírico interpela o interlocutor utilizando um tom coloquial.
IV. Nos versos que estão entre parênteses “será mesmo com 2 esses/que se escreve paçarinho?”, destaca- se a utilização da metalinguagem.
V. Em “Minha terra tem Palmares/memória cala-te já”, o eu-lírico utiliza verbo no imperativo (cala-te) para indicar, denotativamente, que a memória do quilombo dos Palmares seja esquecida.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas