JOGOS OLÍMPICOS



Ao longo do século XX, grandes eventos esportivos revestiram-se, muitas vezes, de significado político. Nas décadas de 1970 e 1980, três edições dos Jogos Olímpicos foram alvo de boicotes por parte de alguns países. Interesses econômicos e esportes também se misturaram.
As disputas entre países e cidades para sediar eventos esportivos internacionais são muito acirradas e plenas de estratégias diversas. Despertam tanta atenção do público quanto as próprias competições esportivas.
Para analisar essas relações, leia os textos, observe o mapa e consulte as tabelas.
“A Guerra Fria chegou aos Jogos Olímpicos em 1980. Os Estados Unidos lideraram um boicote massivo aos jogos de Moscou, em protesto contra a invasão do Afeganistão pela União Soviética, em 1979. Os Jogos Olímpicos sempre procuraram se desvincular das injunções políticas, porém, em 1980, o evento se converteu num peão da Guerra Fria, no confronto de gato e rato entre as duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.”
(DEUTSCHE Welle. Moscow 1980: Cold War, Cold Shoulder. DW-World.DE, 31-07- 2008. In: http://www.dw.de/dw/article/0,2144,3524906,00.html, acesso em 15 de maio de 2012, )

1976 - Países africanos boicotam as Olimpíadas de Montreal por causa do apartheid na Rodésia e na África do Sul.
1980 - Países do Ocidente (EUA à frente) boicotam as Olimpíadas de Moscou, na URSS, em razão da invasão do Afeganistão.
1984 - URSS e alguns aliados boicotam as Olimpíadas de Los Angeles, nos EUA.
“Propor a candidatura de Paris* aos Jogos de 2012 representou, acima de tudo, propor um enredo. Diferentes fatos e realidades foram combinados numa só história, marcada por grandes eventos — como o do renascimento do olimpismo em Paris, graças a Pierre de Coubertin — , grandes homens (o próprio Coubertin), grandes lugares do passado, presente e futuro. Ao narrar o encontro da grande cidade com o espírito olímpico, esse enredo não significava um mero truque para a ação, mas constituía seu centro, pois embasava o discurso que justificava o que estava sendo feito.”
Michel LUSSAULT. L'Homme Spacial. Paris: Éditions du Seuil, 2007. p. 234-235, tradução nossa)
(*) Paris perdeu a indicação para Londres, onde se realizarão os Jogos Olímpicos de 2012.


Redija um texto sobre o tema, explorando os dados oferecidos na prova e considerando:
a)Os boicotes de 1976, 1980 e 1984 como formas de manifestação política e sua relação com o contexto geral da Guerra Fria;
b) As variações de desempenho dos países antes e depois do fim da Guerra Fria;
c) A importância dos grandes eventos esportivos como expressão de poderio econômico e de força na política internacional dos países.
d) O interesse dos países (e de cidades) em sediar os grandes eventos esportivos.