Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2024
1ª Fase
Jandaia-cantou-alto161676b5627
A Jandaia cantou no alto da palmeira o nome de Iracema
Lábios de mel, riso mais doce que o jati
Linda demais, cunhã-porã, itereí¹
Vou cantar Juremê, Juremê, Juremê
Vou contar Juremá, Juremá
Uma história de amor, meu amor
É o carnaval da Beija-Flor

A Jandaia cantou no alto da palmeira o nome de Iracema
Lábios de mel, riso mais doce que o jati
Linda demais, cunhã-porã, itereí
Vou cantar Juremê, Juremê, Juremê
Vou contar Juremá, Juremá
Uma história de amor, meu amor
É o carnaval da Beija-Flor

¹ moça bonita, gentil

CLAUDEMIR; MAURIÇÃO; BARCELLOS, Ronaldo et. al. Iracema, a virgem dos lábios de mel. In: LIESA: Sambas de enredo 2017. Universal Music, 2017. 1 CD. Faixa 5. [Intérprete Neguinho da Beija-Flor].

O fragmento acima consiste em parte do samba-enredo Iracema, a virgem dos lábios de mel apresentado, em 2017, pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. A letra retoma Iracema de José de Alencar, uma das obras-chave do primeiro Romantismo brasileiro. Assinale a alternativa que indica a relação correta existente entre o samba-enredo, o contexto e a obra literária romântica.
A
O samba-enredo enfoca, predominantemente, a celebração do encontro entre culturas distintas, representadas pelo amor de Iracema e Martim, enquanto a obra de José de Alencar retrata somente o conflito entre etnias indígenas, sem dar ênfase à relação entre Iracema e o colonizador europeu.
B
A referência aos "lábios de mel" e à figura de Iracema como "cunhã-porã, itereí", no samba-enredo, resgata a representação da personagem Iracema, na obra de José de Alencar, simbolizando a pureza, a beleza e a doçura, características fundamentais que a definem, no romance ambientado na natureza virginal do Brasil.
C
Enquanto a obra de José de Alencar retrata Iracema como uma figura mítica e inatingível, o samba-enredo apresenta a personagem como uma figura histórica guerreira, enfatizando seu papel na fundação do Ceará e sua influência direta na luta pela independência do Brasil.
D
Na obra de José de Alencar, Iracema representa uma guerreira implacável, líder de seu grupo étnico, em contraste com a descrição no samba-enredo, que a retrata como símbolo de amor e paz, sem mencionar suas habilidades em combate ou seu papel de liderança.