Jean-Baptiste Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro cientista a apresentar formalmente uma teoria da evolução. Entretanto, foi o inglês Charles Darwin quem, no século XIX, provocou as discussões que geraram profundas dúvidas acerca dos conceitos vigentes à época, fazendo com que, afinal, se admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos como resultantes das alterações do meio ambiente.Assim, questões como “Os seres vivos teriam surgido já com a complexidade que apresentam hoje ou, alternativamente, teriam sofrido uma sequência de modificações ao longo do tempo?” são respondidas.
Com relação àevolução dos seres vivose à teoria de Lamarck,analiseas afirmativas.
I.O mundo natural é uma criação imutável e permanente, e as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta. A extinção de muitas delas deveu-se a eventos catastróficos, que teriam exterminadogrupos inteiros de seres vivos.
II.Omodo pelo qualos diferentes órgãos são utilizados altera características do indivíduo, e essas características são transmitidas para seus descendentes. Por exemplo,um órgão muito utilizado se desenvolve mais; um órgãosubutilizadose atrofia.Assim, ao longo do tempo, os organismos se modificam, podendo dar origem a novas espécies.
III.Os indivíduos não nascem todos iguais, ainda que descendam dos mesmos pais. Essas diferenças entre os indivíduos influenciam suas chances de sobrevivência, considerando que,dentre as variações,podem estar presentes habilidades que tornem o indivíduo mais apto a sobreviver.
IV.Por meio da reprodução, indivíduos melhores adaptadospara sobreviver no ambientetransmitem aosseus descendentes suas características vantajosas para a sobrevivência. Com opassar das gerações,todos os indivíduos dessa espécie devem apresentar essas características.
V.É característica dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, como aquele em que os seres evoluíram a partir de microrganismos simples, originados de matéria não viva
Está CORRETO o que se apresenta em