Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2017
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Jean-Jacques-Rousseau80c5b10393
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) parte da concepção de um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade, ao mesmo tempo que prolonga a tradição contratualista do Seiscentos, modifica o conteúdo e o sentido do chamado pacto social ao qual, ao fazer surgir o poder e a lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição da propriedade e da riqueza, e também a submissão, a violência, os roubos, a usurpação e todo tipo de abusos. Sobre Rousseau é INCORRETO afirmar que:
A
Para Rousseau, o estado civil é um artifício, um ato de associação ao qual a vontade individual se submete. 
B
Para Rousseau, no estado primitivo, o homem é um ser livre, cujo coração está em paz e o corpo com saúde.  
C
Para Rousseau, com a formação da sociedade e das leis e o surgimento de governantes, os seres humanos perdem a liberdade. 
D
Para Rousseau, no estado civil, o ser humano não possui nenhuma vantagem. Suas faculdades não se exercem e não se desenvolvem, suas ideias não se alargam e seus sentimentos não se enobrecem.  
E
Para Rousseau, o verdadeiro criador da desigualdade foi aquele que primeiro cercou um terreno e lembrou-se de dizer: isto é meu, tendo encontrado pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.