Questão
Sprint USP - FUVEST
2022
1ª Fase
Jean-Paul-Belmondo-la221ac284e16
Jean-Paul Belmondo lá no Céu!

A vida é maravilhosa, aqui e lá, onde hão de estar à nossa espera amigos como ele.

Conhecemo-nos na Brasserie Lipp, em Paris, onde nos reencontramos várias vezes – ele, Tania e eu –, a primeira nos anos 1990. Uma cena inesquecível!

Dois homens almoçavam, face a face, na chamada tableau un, Tania e eu na deux. Um deles ao lado dela, com um pequeno cão, Misha. Imediatamente, começaram a conversar. De repente, passaram à nossa frente uns japoneses e Misha latiu. O homem disse c’est la guerre! Tania concordou e os dois, ela e ele, riram sem parar!

Tentei com sinais de olhar, alçando as sobrancelhas para o lado desse homem, chamar a atenção de Tania quanto à sua identidade. Inutilmente, pois ela continuava a conversa com naturalidade, sem dar importância a ele, somente a Misha, o que o encantou. Estavam na sobremesa esses dois amigos. Tomaram café, levantaram-se e ele, gentil e charmoso, despediu-se dela dizendo “bon aprés-midi, Madame”. Era Jean-Paul Belmondo! [...]

GRAU, Eros Roberto. Jean-Paul Belmondo lá no Céu. O Estado de S.Paulo. <https://opiniao.estadao.com.br/noticias/espaco-aberto,jean-paul-belmondo-la-no-ceu,70003842116> Acesso em 17/09/2021.

No desenrolar de um discurso, um pronome fornece pistas para indicar um dos três participantes do ato da comunicação e, pelo contexto, deciframos o significado preciso desse pronome; nesse texto, a fim de suscitar a curiosidade do leitor, o autor explorou
A
uma referência que se encontra fora do texto.
B
a anáfora com referência depois do pronome.
C
uma referência não revelada.
D
a anáfora com referência antes do pronome.
E
a catáfora com referência depois do pronome.