Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado um herói nacional, patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militar e Civil dos Estados. No dia 21 de abril, dia de sua execução, é feriado nacional.
Em relação à história de Tiradentes, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Tiradentes sempre foi considerado um herói, como participante da Inconfidência Mineira, da Monarquia à República, por se contrapor à Monarquia propondo a Independência do Brasil. Sendo assim, é considerado um mártir que representa a identidade nacional brasileira.
( ) Tiradentes lutou junto ao grupo de inconfidentes por várias causas, inclusive a abolição da escravidão, embora a maioria dos integrantes fossem proprietários de escravizados.
( ) A Inconfidência Mineira se contrapunha à dominação portuguesa em Minas Gerais. Não havia a intenção de libertar desse domínio toda a colônia brasileira, pois naquele momento ainda não se formara a ideia de nação e, consequentemente, de identidade nacional.
( ) Os inconfidentes foram condenados ao degredo, com exceção de Tiradentes, que continuou condenado à pena de morte por enforcamento.
( ) A imagem tradicional de Tiradentes, de barba, cabelos longos e camisolão – vagamente assemelhada a Jesus Cristo – é bastante questionável, pois, na prisão onde passou os útlimos três anos de sua vida, os detentos eram obrigados a raspar a barba e o cabelo.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.