Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2025
Fase Única
Jogos-Olimpicos2320066e3ee
Discursiva
Nos Jogos Olímpicos, os sistemas de GPS são usados para acompanhar o posicionamento exato dos atletas em provas de corrida e ciclismo. Esses sistemas utilizam sinais enviados por satélites em órbita na Terra. Como os satélites se movem muito rápido e estão muito distantes da Terra, precisamos considerar efeitos da relatividade restrita e da relatividade geral para que o GPS funcione corretamente.

Considerando essas afirmações sobre o funcionamento do GPS e os efeitos relativísticos, é correto afirmar que:

01. os satélites de GPS precisam corrigir seus relógios, porque o tempo para eles passa mais rápido do que para pessoas na superfície da Terra, devido à alta velocidade com que eles se movem.

02. a gravidade da Terra faz com que o tempo nos satélites de GPS passe mais devagar do que para as pessoas na superfície, porque eles estão mais longe da Terra e a gravidade sobre eles é menor.

04. se não fossem feitas as correções relativísticas, o GPS seria impreciso e a posição dos atletas poderia ter um erro de vários quilômetros por dia.

08. a relatividade restrita explica por que o tempo nos satélites de GPS passa mais devagar do que na Terra.

16. a relatividade geral trata do efeito da gravidade no tempo, explicando por que o tempo passa de forma diferente em locais com diferentes intensidades de gravidade.

32. o funcionamento correto do GPS depende tanto da relatividade restrita (devido à velocidade dos satélites) quanto da relatividade geral (devido à menor gravidade).