José de Alencar e Gonçalves Dias são os dois principais autores do indianismo romântico brasileiro, situado cronologicamente no século XIX. Dadas as proposições seguintes,
I. José de Alencar se consagra como o primeiro grande romancista brasileiro. Em suas obras indianistas, entre as quais merecem destaque O Guarani e Senhora, predominam a idealização do índio e a valorização da relação amorosa.
II. Gonçalves Dias elabora diversos poemas em que os índios são representados como fortes guerreiros, como ocorre em “Deprecação” e “O Canto do Piaga”, entre outros.
III. Alencar elaborou, em suas narrativas indianistas, uma imagem romântica do índio nas quais há uma associação entre os traços fisionômicos dessa personagem e elementos da fauna e da flora brasileiras, ambas celebradas como exemplos de perfeição e beleza.
IV. O maranhense Gonçalves Dias é um consagrado romancista, cuja obra principal é Juca Pirama; já o cearense José de Alencar se notabilizou por seus poemas narrativos de dimensões épicas, como Macunaíma, publicado em 1928.
verifica-se que está(ão) correta(s)