Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Kant-expressa-mundo135503002ed
“Kant expressa o mundo moderno em um edifício de pensamentos. De fato, isto significa apenas que na filosofia kantiana os traços essenciais da época se refletem como em um espelho, sem que Kant tivesse conceituado a modernidade enquanto Kant. Só mediante uma visão retrospectiva Hegel pode entender a filosofia de Kant como autointerpretação decisiva da modernidade. Hegel visa conhecer também o que restou de impensado nessa expressão mais refletida da época: Kant não considera como cisões as diferenciações no interior da razão, nem as divisões formais no interior da cultura, nem em geral a dissociação dessas esferas. Por esse motivo, Kant ignora a necessidade que se manifesta com as separações impostas pelo princípio da subjetividade”.

(HABERMAS, Jürgen, O discurso filosófico da modernidade, São Paulo: Martins Fontes, 2002, p.30).

Dadas as afirmativas sobre Kant, assinale a alternativa correta.
A
Kant buscava uma síntese entre o racionalismo que acreditava na primazia da razão como fonte do conhecimento e o empirismo, que defendia a experiência enquanto fonte primária no ato de conhecer.
B
Kant nunca deixou Konisberg, elaborou na ética o imperativo categórico que afirmava: “o homem é a medida de todas as coisas e nesse sentido tudo que procede do homem é humano e ético”.
C
Kant apoiou-se na filosofia de Maquiavel: “os fins justificam os meios”, defendendo uma ética norteada pela consequência e cita Maquiavel como o filósofo da moral de todos os tempos.
D
Na terminologia de Kant, a expressão juízo sintético a priori indica as afirmações dotadas de universalidade e necessidade que seriam as fontes primeiras dos preconceitos que levam aos processos de segregação racial.
E
Assim como Agostinho apoiou-se na filosofia de Platão para desenvolver sua filosofia, Tomás de Aquino cristianizou a filosofia de Kant em suas diversas expressões, tornando a doutrina kantiana extremamente absorvida pelo cristianismo.