Questão
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
2017
Fase Única
LEI-POISEUILLEAlem2238491ed19
LEI DE POISEUILLE

Além da viscosidade, outros fatores afetam o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos: a diferença de pressão de uma extremidade a outra, o comprimento do vaso e seu raio. Para entender as leis que controlam o fluxo de sangue no sistema circulatório, Poiseuille, no século dezenove, estudou o fluxo de água em tubos de tamanhos diferentes.

A Lei de Poiseuille estabelece que o fluxo através um determinado tubo depende da diferença de pressão de uma extremidade à outra (Pa - Pb), do comprimento L do tubo, do raio R do tubo e da viscosidade η do fluido. Se a diferença de pressão é dobrada, a taxa de fluxo também dobra. O fluxo varia inversamente com o comprimento e a viscosidade. Se qualquer um é dobrado, a taxa de fluxo é reduzida pela metade. A descoberta mais surpreendente de Poiseuille foi relacionada à dependência da taxa de fluxo com o raio do tubo. Como ele esperava, a taxa de fluxo aumentou com aumento do raio do tubo; o que foi surpreendente foi quão rapidamente a taxa de fluxo aumentou com aumentos pequenos no raio. Por exemplo, se o raio é dobrado, a taxa de fluxo aumenta por um fator de 16.

Disponível em: <http://biofisica.xpg.uol.com.br/Capitulo%202/lei%20de%20poiseulle.htm>. Acesso em: 16 nov. 2016 (adaptado).

Do texto e considerando as variáveis nele postas, infere-se que o fluxo é dado pela expressão
A
k(Pₐ –)ηLR⁴, onde k é uma constante.
B
, onde k é uma constante.
C
, onde k é uma constante.
D
, onde k é uma constante.
E
, onde k é uma constante.