Questão
Universidade Estadual de Goiás - UEG
2009
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
LINGUAGEM-COMO286b7b9813e
A LINGUAGEM COMO ATIVIDADE HUMANA

A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos a palavra “casa”. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela indicado. A partir do momento em que não há relação alguma entre o signo “casa” e o objeto por ele representado, necessitamos de uma convenção aceita pela sociedade, de que aquele signo indica aquele objeto. É só a partir dessa aceitação que podemos nos comunicar, sabendo que, em todas as vezes que usarmos a palavra “casa”, nosso interlocutor entenderá o que queremos dizer. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo.

A linguagem é, assim, um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender a nossa experiência. No momento em que damos nome a qualquer objeto da natureza, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca; ele passa a existir para a nossa consciência. Com esse simples ato de fazer referência, distanciamo-nos da inteligência concreta animal, limitada ao aqui e agora, e entramos no mundo do simbólico. O signo remete a entidades abstratas que só têm existência em nosso pensamento. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente, ao imediato, passa a poder pensar o passado e o futuro.

ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1993. p. 28-29. (Adaptado)

A alternativa que melhor resume as ideias apresentadas no segundo parágrafo é:
A
Fazer uso da linguagem distancia o ser humano da inteligência concreta animal, limitada às experiências imediatas.
B
Os signos que compõem a linguagem são entidades abstratas e só têm existência em nosso pensamento.
C
A linguagem nos permite transcender nossa experiência concreta, o que possibilita a existência da cultura.
D
A ação humana de nomear um objeto o individualiza e o diferencia de tudo o mais que o cerca.