
O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, LabCidade/USP, elaborou um mapa que sobrepõe a distribuição da população por cor e por tipo de domicílio onde reside, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: em São Paulo, a verticalização seria sinônimo de democratização do acesso aos locais que concentram maior qualidade urbanística? O componente racial precisa ser incluído nesse debate, na medida em que raça é um elemento estrutural na constituição da desigualdade nas cidades brasileiras.
No mapa, reproduzido ao lado, usa-se uma escala cromática: quanto mais vermelho, mais vertical e menos população negra; quanto mais amarelo, mais horizontal e menos população negra; quanto mais verde, mais horizontal e mais população negra; quanto mais roxo, mais vertical e mais população negra.
Adaptado de labcidade.fau.usp.br, 06/12/2021.
Considere estes dois outros mapas, também do município de São Paulo:

Com base nos três mapas apresentados, indique se a verticalização da cidade de São Paulo viabiliza o acesso do conjunto da população a áreas de maior qualidade urbanística, justificando sua resposta. Em seguida, cite um impacto do processo de verticalização para o ambiente urbano.