A Lagoa: um exemplo de ecossistema
Em uma lagoa, há vegetais nas margens e no fundo. Flutuando na superfície, há o fitoplâncton, conjunto de algas microscópicas de várias espécies. Tanto os vegetais como as algas realizam fotossíntese. Os caramujos alimentam-se de plantas. Peixes herbívoros comem partes de vegetais, e de organismos do fitoplâncton. Os peixes carnívoros comem caramujos e outros animais, e as aves da margem se alimentam de rãs e de peixes. Há também os microcrustáceos, que se alimentam do fitoplâncton e servem de alimento a alguns peixes carnívoros. Eles compõem o zooplâncton. Por fim, existem as bactérias e fungos que decompõem os restos de plantas, animais e outros organismos mortos.
A estrutura de um ecossistema é composta por três categorias básicas de organismos: produtores, consumidores e decompositores e cada qual ocupa um nível trófico. Estes organismos ainda são classificados conforme seus hábitos alimentares, como autótrofos e heterótrofos.
JUNIOR, César da Silva & SASSON, Sézar. Biologia 1 – 12.ed – São Paulo: Saraiva, 2016 (Adaptado)
Considerando os conceitos sobre níveis tróficos e hábitos alimentares dos organismos citados no ecossistema lagunar, e com base em seus conhecimentos, a alternativa correta é: