

Em que: F é a força gravitacional entre dois corpos, G é a constante gravitacional universal (G ≈ 6,7x10−11 N.m²/kg²), m₁ e m₂ são as massas dos dois corpos e d é a distância entre os centros de massa dos dois corpos. Considere as seguintes assertivas sobre a Lei da Gravitação Universal e as interações gravitacionais entre corpos.
I. Quando uma maçã cai da árvore em direção à Terra, a intensidade da força gravitacional com que a Terra atrai a maçã é maior do que a intensidade da força gravitacional com que a maçã atrai a Terra. Por isso, só a maçã entra em movimento e a Terra fica parada.
II. Não levando em consideração a rotação do planeta, a equação
em que
é o raio da Terra, tem como resultado o módulo de g, a aceleração da gravidade na superfície da Terra.


III. Considerando que a órbita da Lua é uma trajetória circular ao redor da Terra, a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre a Lua é a própria força centrípeta, que aponta para o centro da circunferência, ou seja, o centro da Terra.
IV. Se a massa da Terra é 80 vezes maior do que a massa da Lua e o raio da Terra é 4 vezes maior que o raio da Lua, o valor da aceleração da gravidade na superfície da Lua corresponde a um quinto (1/5) da gravidade na superfície da Terra.
Assinale a alternativa que contém todas as assertivas CORRETAS.