Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2010
Fase Única
Leia-agora-fragmentos450cc8ee0bf
Leia, agora, os fragmentos de texto abaixo, publicados no site de Drauzio Varella

O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a primo-infecção ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece. A partir dos alvéolos, porém, pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios (linfonodos), órgãos de defesa do organismo.

A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.

Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sangüíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é freqüente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue.

Diagnóstico 

Leva em consideração os sintomas e é confirmado pela radiografia do pulmão e análise do catarro. Ajudam a confirmar o diagnóstico o teste de Mantoux, que consiste na aplicação de tuberculina (extraída da própria bactéria) debaixo da pele, a broncoscopia e a biópsia pulmonar.

Recomendações

• Lembre-se de que desnutrição, alcoolismo, uso de drogas ilícitas e de medicação imunossupressora aumentam o risco de contrair a doença. 

• Familiares e pessoas próximas aos infectados devem manter certos cuidados básicos como forma de afastar o risco de contágio durante a fase inicial da doença. 

• Portadores do vírus HIV e de doenças como diabetes, por exemplo, podem desenvolver formas graves de tuberculose. Por isso, devem manter-se sob constante observação médica. 

• Leve seu filho para tomar a vacina BCG contra a tuberculose. Se não foi vacinado, aos cinco anos deve fazer o teste de Mantoux, ou PPD. Caso não apresente reação, deve ser vacinado em qualquer faixa de idade.

(disponível no site http://drauziovarella.ig.com.br/, acessado em julho de 2009)

Um aluno, após a sua leitura do texto de Drauzio Varella, apresentou as seguintes conclusões:

I - Uma pessoa contaminada pela tuberculose tosse e espirra perto de um paciente com diabetes. Não há problemas, porque a tuberculose só é perigosa para os portadores do vírus da AIDS.

II - O bacilo adentrou a corrente linfática de uma pessoa e alcançou os gânglios. A situação é perigosa.

III - O bacilo não conseguiu atingir os alvéolos de uma pessoa. A situação indica que essa pessoa não desenvolverá obrigatoriamente os sintomas da tuberculose.

IV - Uma criança tem 5 anos e ainda não tomou a vacina BCG. Ela deve tomá-la imediatamente, antes de qualquer teste.

V - Foram identificadas 6 crianças desnutridas em uma creche municipal. O risco de essas crianças adquirirem tuberculose só é real se elas forem filhas de pais alcoólatras.

Com base na leitura do texto, estão CORRETAS apenas as relações:
A
I e V.
B
II e III.
C
I, III e IV.
D
II, III e V.
E
II e IV.