Leia atentamente o texto a seguir.
“Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Ela resulta da abolição da distância e do tempo (...).”
HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 71.
Com base no texto, é possível afirmar sobre a relação entre o processo de globalização e a preservação dos recursos naturais:
I. Por estar ligada à aceleração do processo de produção e circulação de informações, a globalização pouco contribui para o aumento da pressão sobre os recursos naturais. Pelo contrário, a rápida troca de informações em rede facilita a sua preservação.
II. Se, por um lado, a ampliação da sociedade da “tecnociência” tende a melhorar as taxas de produtividade da indústria, aproveitando melhor a matéria-prima, por outro, a ampliação da “sociedade do consumo” promovida pela globalização tende a aumentar o uso de energia e matéria-prima no planeta.
III. A formação de redes mundiais reduz o tempo e a distância de circulação do capital e da informação, aumentando o controle da produção sobre o território e internacionalizando a crise ambiental decorrente da exploração dos recursos.
Está(ão) correta(s)