Leia atentamente o fragmento a seguir:
O que é a vida?
[...]
Na condição de geneticista [...], devo dizer que a definição mais estrita de vida não é, [...] tão simples. [...] um ser vivo deve ser capaz de se mover. [...] as moléculas devem se transformar ativamente em outras moléculas. Embora isso seja observado em todos os seres vivos, o movimento molecular não é específico dos seres vivos, pois basta pôr duas moléculas reativas em presença uma da outra para dar início aos fluxos químicos, aos movimentos. É, portanto, uma condição necessária, mas não suficiente.
Outra característica da vida é a capacidade de se perpetuar. Os seres vivos são, em sua maioria, mortais, mas podem perpetuar a vida por meio da reprodução, quando então o código genético [...] é fielmente replicado. [...] De todo modo, é sempre necessário perpetuar e/ ou reproduzir nossa informação genética
[...] Quando a vida sai de um organismo, podemos ver que os tecidos se decompõem [...] Essa manutenção da ordem é muito cara em termos energéticos: enquanto houver vida, ela não pode parar. O metabolismo e a ingestão de moléculas que carregam certa quantidade de energia química [...] é que impulsionam esse processo.
[...] De acordo com a segunda lei da termodinâmica [...] a ordem mantida nos indivíduos vivos só é possível ao preço da criação de uma desordem. E essa, por sua vez, é ainda maior que a ordem – tanto que a entropia, a desordem do universo, cresce inexoravelmente.
(AGUINALIU, Hugo; VALENTE, Daniel; ALVES, Adriana. O que é a vida? Folha de São Paulo, São Paulo, 21 out. 2021. Adaptado.)
As marcas responsáveis pelo encadeamento de segmentos textuais de qualquer extensão são denominadas articuladores textuais, operadores do discurso ou marcadores discursivos, representados pelos conectivos. Considere o fragmento lido e analise as afirmações a seguir:
I - Enquanto, no trecho, “enquanto houver vida”, expressa um significado de tempo simultâneo, porque conecta duas ocorrências possíveis.
II - O autor empregou duas vezes o conectivo mas. Considerando a organização e estruturação textual, esse emprego prejudicou a compreensão das ideias.
III - Em “E essa, por sua vez, é ainda maior que a ordem [...]”, o conectivo em destaque, estabelece, entre os enunciados, uma ideia de intensidade.
IV - No excerto “De acordo com a segunda lei da termodinâmica, [...] a ordem mantida nos indivíduos vivos [...].”, a expressão sublinhada introduz uma referência externa ao texto.
Sobre os articuladores textuais, marque a única alternativa correta: