Leia, com atenção, o texto abaixo:
O liberalismo transformou a Europa tal qual era em 1815 (...) Talvez somente na Inglaterra, nos Países Baixos e nos países escandinavos o liberalismo transformou pouco a pouco o regime e a sociedade por meio de reformas. Em todos os outros lugares, acossado pela resistência obstinada dos defensores da ordem estabelecida, que recusava qualquer concessão, o liberalismo recorreu ao método revolucionário (...) O espírito do século, o clima, a sensibilidade romântica, o exemplo da Revolução Francesa e a mitologia dela decorrente também orientam para soluções do tipo revolucionário. Esta é uma das consequências do romantismo: a preferência sentimental pela violência; toda uma mitologia da barricada, da insurreição triunfante, do povo em armas impôs as soluções revolucionárias.
REMOND, René. Introdução à história do nosso tempo. São Paulo: Cultrix, 1986. p. 35. v.2: O século XIX – 1815-1914.
Sobre as ondas revolucionárias liberais europeias no século XIX, leia as afirmativas abaixo:
I) As revoluções de 1820 se propagaram, principalmente, pela Europa meridional, influenciando, diretamente, os movimentos de Independência das colônias americanas em relação às metrópoles portuguesa e espanhola.
II) Em reação às medidas centralizadoras e restauradoras da antiga monarquia dos Bourbons, na França, a onda revolucionária de 1830 conduziu à proclamação da república e à adoção do sistema presidencialista.
III) Os movimentos liberais de 1848 foram marcados pela presença dos ideais republicanos e nacionalistas, influenciando, diretamente, o processo de unificação da Itália e da Alemanha.
Agora, marque a alternativa CORRETA.