Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-dois-trechos18883dd847a
Leia os dois trechos abaixo, acerca da Revolta da Vacina (1904) e da Gripe Espanhola (1818), respectivamente, e depois assinale a alternativa correta.

E foi na intersecção sufocante dessa malha densa e perversa que a população humilde da cidade viu reduzirem-se a sua condição humana e sua capacidade de sobrevivência ao mais baixo nível. A equação dessas injunções, vistas pelo seu ângulo, traduzia-se em opressão, privação, aviltamento e indignidade ilimitadas. Sua reação, portanto, não foi contra a vacina, mas contra a história. Uma história em que o papel que lhes reservaram pareceu-lhes intolerável e que eles lutaram para mudar. 


SEVCENKO, N. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 88


O “povo da cidade” aprendeu a conviver intimamente com a desgraça coletiva, despontando com isto um senso de solidariedade em escala nunca vista anteriormente. O abatimento e a luta contra a peste provocaram mais que a reação coletiva, a reorganização do cotidiano, o repensar da vida individual e coletiva, a liberação dos medos e fantasias. 


BERTOLLI FILHO, C. A Gripe Espanhola em São Paulo, 1918: epidemia e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 365.

A
A Revolta da Vacina representou também uma luta contra a segregação social e a política de remoções forçadas no Rio de Janeiro, e a Gripe Espanhola evidenciou a fragilidade da estrutura de saúde em São Paulo. 
B
As duas situações provocaram revoltas e movimentos políticos socialistas no Rio de Janeiro e em São Paulo devido à falta de infraestrutura hospitalar. 
C
Apesar dos boatos e dos medos coletivos, nas duas situações, campanhas de esclarecimento voltadas às populações subalternizadas permitiram o imediato engajamento desses setores no combate às enfermidades. 
D
Nos dois casos, formou-se um amplo consenso social que teceu uma rede de solidariedade capitaneada pelos sindicatos de trabalhadores, partidos políticos e entidades da sociedade civil. 
E
A gravidade da situação vivida no Rio de Janeiro e em São Paulo desencadeou uma série de reformas políticas e a criação de um sistema de saúde universal, voltado ao atendimento da população mais carente.