Leia estes dois trechos de reportagem e o comentário que se segue a cada um deles:
Trecho 1
“Número de refugiados é o maior em cinco anos. Segundo relatório de órgão da ONU, são 9,9 milhões, 14% a mais do que em 2005.”
Folha de S. Paulo, 19 jun. 2007. p. A14. (Adaptado)
Entre os primeiros países quanto à cifra de refugiados internacionais (*), encontra-se o Sudão com 686 mil. Acrescente-se a esse dado 1,3 milhão de indivíduos que se deslocaram internamente no País. Aos sudaneses, seguem-se, imediatamente, em ordem decrescente, os somalis e os congoleses. Em Uganda, já há 1,6 milhão de refugiados internos.
(*) Não estão incluídos, nesse caso, os 4,3 milhões de palestinos refugiados na região.
Trecho 2
“Alterações climáticas contribuíram para conflitos em Darfur, diz estudo. Segundo a ONU, a raiz da guerra está na seca que varreu o país nos anos [19]80. [...] o aquecimento global causará novas guerras em todo o mundo, disse Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma, o Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente.”
BLOOMFIELD, S. Folha de S. Paulo, 21 jun. 2007. p. A16. (Adaptado)
Sabe-se que Darfur, região do Sudão/África, é palco de uma das maiores tragédias humanas deste início de século e que esse não é um caso isolado - vale lembrar, a propósito, os filmes Hotel Ruanda e Diamante de Sangue.
Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto,
1. IDENTIFIQUE duas causas de natureza socioeconômica e/ou política responsáveis por esses conflitos e migrações forçadas que vêm ocorrendo na África.
Causa 1:
Causa 2:
2. EXPLIQUE por que o aquecimento global pode ser incluído entre as causas de focos de tensão e de migrações, tanto atuais quanto futuras, na África.