Questão
Simulado Medicina
2023
Fase Única
Leia-excerto-Ponta148b449b344
Leia o excerto abaixo:

Ponta de Areia

(Milton Nascimento e Fernando Brant)

Ponta de areia, ponto final
Da Bahia à Minas, estrada natural
Que ligava Minas ao porto, ao mar
Caminho do ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra o povo alegre que vinha cortejar

Maria Fumaça, não canta mais
Para moças, flores, janelas e quintais
Na praça vazia, um grito um ai
Casas esquecidas, viúvas nos portais

A partir de 1950, o Brasil passou por um processo de industrialização e modernização de seu sistema de transportes. Um dos resultados desse processo foi a desativação de uma quantidade significativa do modal ferroviário, em razão dos interesses da ampliação do transporte rodoviário brasileiro. Esse período é retratado na música “Ponta de Areia”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, que retrata o fim da malha ferroviária que ligava o município Araçuaí-MG e o distrito de Ponta de Areia-BA.

Analisando a letra da canção e o processo em evidência, pode-se afirmar que:
A
As malhas ferroviárias brasileiras foram desativadas após 1930, no governo de Getúlio Vargas, para que pudesse ser operado o telégrafo pelos Correios do Brasil.
B
A partir de 1950, com o governo de Juscelino Kubitschek, as regiões brasileiras foram integradas pelas rodovias, levando a cabo a desativação de grande parte da malha ferroviária.
C
A letra de Milton Nascimento e Fernando Brant evidencia o período em que as ferrovias estavam sendo construídas, no qual a Maria Fumaça cantava para as moças, flores, janelas e quintais.
D
O modal ferroviário modernizou o sistema de transportes brasileiros. Esse foi um dos objetivos do Plano de Metas de JK na década de 1950.
E
Em função da emergência das hidrovias no Brasil, a partir de 1950, o modal ferroviário perdeu espaço no território brasileiro.