Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2024
Fase Única
Leia-excerto-charge33509de9c66
Discursiva
Leia o excerto e a charge abaixo. 

[...] no que diz respeito ao universo açucareiro, é importante sublinhar que o cultivo do “ouro branco” também esteve atrelado à fertilidade do solo de parte da região Nordeste e à maior proximidade dessa região com a metrópole. Mesmo que a escravização de africanos tenha sido amplamente utilizada na produção açucareira, a implementação dos primeiros engenhos só aconteceu graças à escravização de indígenas, que, entre 1550 e 1580, compunham o maior percentual de mão de obra colonial.

SANTOS, Ynaê Lopes. Racismo brasileiro: uma história da formação do país. São Paulo: Todavia, 2022. p. 42.



A respeito do texto, da charge e de suas relações com a história do Brasil, é correto afirmar que: 

01. ao chegarem ao Brasil em 1500, os portugueses verificaram um vazio populacional em toda a região do litoral, o que incentivou a Coroa portuguesa a dar início ao processo de colonização. 

02. pelo fato de os indígenas serem preguiçosos e indisciplinados, o uso dessa mão de obra nas primeiras décadas da colonização foi ínfimo e pouco importante para a metrópole. 

04. com a descoberta de ouro pelos bandeirantes em Minas Gerais, no final do século XVII, iniciou-se a utilização de mão de obra de africanos escravizados no Brasil. 08. após o chamado “ciclo do pau-brasil”, no qual a mão de obra indígena foi utilizada amplamente, durante os séculos XVI e XVII, a principal fonte de riquezas da colônia brasileira para a metrópole foi a produção de cana-de-açúcar. 

16. a escravização dos indígenas foi fundamental para o estabelecimento dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar no Brasil. 

32. os movimentos contrários ao Marco Temporal, tese que define que somente as terras ocupadas por povos indígenas na data da promulgação da Constituição possam ser requeridas por eles, consideram que a sua aplicação impacta a demarcação das terras indígenas. 

64. a charge faz uma crítica ao Marco Temporal, projeto que tramitou no Supremo Tribunal Federal em 2023 e segundo o qual o ano de 1500 deve ser tomado como referência temporal para iniciar as demarcações de terras indígenas.