Leia o excerto.
As fortes chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e maio se tornaram pelo menos duas vezes mais prováveis por conta das mudanças climáticas, diz estudo lançado pela Rede Mundial de Atribuição. O grupo formado por 13 pesquisadores também concluiu que as alterações do clima deixaram as chuvas entre 6% e 9% mais intensas no estado.
Observatório do Clima, 11/06/2024. Disponível em: https://www.oc.eco.br/mudancas-climaticas-intensificaram-chuvas-no-rio-grande-do-sul-diz-estudo.
A respeito das mudanças climáticas globais e seus impactos sobre o território brasileiro, é correto afirmar que:
01. por serem naturais, os desastres como as enchentes atingem igualmente a todos, sem distinção de classe, gênero ou raça.
02. distante do litoral, Porto Alegre não deverá ser atingida pela elevação do nível médio do mar.
04. ao retirar a proteção natural contra a chuva, a supressão da vegetação nativa agrava as consequências de eventos climáticos extremos.
08. elas aumentam a ocorrência de eventos extremos, como as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início deste ano.
16. populações de alta renda emitem menos gases de efeito estufa que populações de baixa renda.
32. a fim de cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, o governo brasileiro retirou os subsídios às usinas termelétricas movidas a carvão no Sul do Brasil e diminuiu o uso dessa fonte no território nacional.
64. a distribuição desigual da infraestrutura urbana aumenta os danos das enchentes sobre os mais pobres, prejudicando seu progresso econômico.