Leia o excerto abaixo para responder.
Sendo embora a relação produtiva fundamental, a escravidão não era o nexo efetivo da vida ideológica. A chave desta era diversa. Para descrevê-la é presido retomar o país como um todo. Esquematizando, pode-se dizer que a colonização produziu, com base no monopólio da terra, três classes de população: o latifundiário, o escravo e o “homem livre”, na verdade dependente. (...) Nem proprietários, nem proletários, seu acesso à vida social e a seus bens depende materialmente do favor, indireto ou direto de um grande. (...) Mesmo profissões liberais como a medicina, ou qualificações operárias como a tipografia (...) eram governadas por ele. E assim como o profissional liberal dependia do favor para o exercício de sua profissão, o pequeno proprietário depende dele para a segurança de sua propriedade, e o funcionário para o seu posto.
(SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as (Batatas - Forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades,1981,pp. 15- 16).
Com base na leitura dos contos Capítulo dos Chapéus, D. Paula e Uma Senhora, e nas informações contidas no excerto transcrito, assinale a alternativa correta.