Leia o excerto a seguir.

“Cinturão golpista”: com Níger, África subsaariana sofre seis golpes de Estado em três anos Região do Sahel, localizada entre o deserto e a savana, é alvo da violência jihadista desde 2011, que reflete também em instabilidade política.
O Globo e AFP, 29/7/2023.
Já era tarde de quarta-feira quando militares da Guarda Presidencial do Níger foram à TV nacional comunicar à população que o governo do presidente Mohamed Bazou, democraticamente eleito em 2021, havia caído e que, a partir de então, as decisões seriam tomadas por uma junta. No discurso lido ao vivo, alegaram “deterioração contínua da situação da segurança e má governança econômica e social” do país, uma democracia frágil recém-constituída que viveu diversos golpes ou tentativas de golpe desde 1960, quando finalmente conquistou sua independência da França.
Com o Níger, já são seis governos derrubados por militares na África subsaariana desde 2020: nos últimos três anos foram registradas iniciativas desse tipo no Mali, na Guiné e em Burkina Faso, além de uma tentativa de golpe na Guiné-Bissau.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/07/29/cinturao-golpista-com-niger-africa-subsaariana-sofre-seis-golpes-de-estado-em-tres-anos.ghtml.
Observe a figura abaixo.

Sobre a geopolítica do continente africano, é correto afirmar que:
01. não há influência de grupos extremistas islâmicos nos recentes levantes na África subsaariana, que representam movimentos estritamente militares, sem apoio da população.
02. as potências europeias estabeleceram um sistema colonial no continente africano que se estendeu até a segunda metade do século XX, quando, no contexto do pan-africanismo, houve um processo de descolonização na África, com o surgimento de novos Estados nacionais.
04. a mudança de regime no Níger, grande produtor mundial de urânio, é um risco para os interesses da França sobre os recursos minerais da região.
08. o Sahel é uma região de transição entre o deserto do Saara, ao norte, e as savanas africanas, ao sul, constituindo uma faixa de risco ambiental de desertificação e de deslocamento forçado de populações.
16. a Zona do Franco CFA corresponde a um conjunto de países da África Ocidental e da África Central com sistemas monetários atrelados à França.
32. EUA e Rússia não interferem nas questões geopolíticas da África, pois, atualmente, apenas a China possui grandes investimentos em infraestruturas nesse continente.