Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2012
2ª Fase
੦ Filosofia
੦ Filosofia
Ética
Concepções éticas do século XIX: Mill, Schopenhauer, Nietzsche e outros
Leia-excertos-I2254553dc44
Discursiva
Leia os excertos abaixo.

[I] O levante dos escravos na moral começa quando o ressentimento mesmo se torna criador e pare valores. [...] a moral de escravos precisa sempre, para surgir, de um mundo oposto e exterior [...] – sua ação é, desde o fundamento, por reação. [...] o homem do ressentimento não é franco nem ingênuo, nem mesmo honesto e direto consigo mesmo. Sua alma se enviesa: [...] tudo o que é escondido lhe apraz como seu mundo, sua segurança, seu refrigério; ele entende de calar, de não esquecer, de esperar, de provisoriamente apequenar-se, humilhar-se.

[II] O inverso é o caso da maneira nobre de valoração: ela age e cresce espontânea, procura por seu oposto somente para, ainda com mais gratidão, ainda com mais júbilo dizer sim a si própria. [...] como homens plenos, sobrecarregados de força e, em consequência, necessariamente ativos, não sabiam separar da felicidade o agir –o estar em atividade é por eles incluído e computado, com necessidade, na felicidade.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral, Primeira Dissertação, §10. In: Os filósofos através dos textos: de Platão a Sartre. São Paulo: Paulus, 1997.

A) Qual espécie de moral, segundo a concepção nietzschiana, está expressa no excerto [I] e qual espécie de moral está expressa no excerto [II]?

B) Quais as características de cada uma dessas morais, segundo Nietzsche? Cite pelo menos 3 características de cada uma delas.