Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2025
Fase Única
Leia-excertos-ano-19843345b40271a
Discursiva
Leia os excertos.

O ano de 1984 assistiu às maiores manifestações populares no Brasil desde o período anterior ao AI-5, o ato institucional que fechou o Congresso e aumentou a repressão da ditadura civil-militar (1964-1985). O ápice da campanha Diretas Já!, que pedia a volta das eleições diretas para presidente da República, foi em abril, quando milhares de brasileiros foram aos comícios da Candelária, no Rio, e do Anhangabaú, em São Paulo.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-04/caminhos-da-reportagem-lembra-os-40-anos-da-campanha-diretas-ja.

No dia 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados rejeitou a Emenda Dante de Oliveira (PEC5/1983), que pretendia restabelecer as eleições diretas para a Presidência da República. A rejeição da proposta de emenda constitucional provocou grande frustração popular, depois de meses de mobilizações em todo o país, conclamadas pela campanha Diretas Já, que exigia o retorno de eleições livres e democráticas. Apesar da derrota, a campanha uniu o Brasil e enfraqueceu a ditadura militar.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/25/diretas-já-40-anos-reportagem-relembra-campanha-que-mobilizou-o-brasil.

A respeito das instituições e formas de cidadania no Brasil e da campanha “Diretas Já!”, é correto afirmar que:

01. o processo de cidadania no Brasil seguiu o padrão descrito por Thomas Marshall para a Inglaterra, no qual primeiro ocorreu a expansão dos direitos civis, depois dos direitos políticos e, por fim, dos direitos sociais.

02. a campanha “Diretas Já!” simbolizou a retomada de direitos políticos suprimidos por 20 anos de ditadura civil-militar, embora durante esse período eleições indiretas ocorressem no país.

04. por se tratar de uma campanha de reivindicação do direito de voto, a campanha “Diretas Já!” se manteve restrita aos agentes políticos.

08. direitos sociais de cidadania já existiam, por vezes de maneira limitada, durante o período anterior às “Diretas Já!”.

16. a mobilização popular expressa pelas “Diretas Já!” se configura em um modelo de movimento social organizado ao redor de uma pauta não econômica.

32. movimentos sociais organizados ao redor de pautas como a representação política e o direito de voto podem gerar efeitos que ultrapassam a esfera eleitoral.

64. a rejeição da Emenda Dante de Oliveira encerrou o ciclo de mobilizações de movimentos sociais brasileiros a favor da ampliação de direitos até então não assegurados constitucionalmente.