Leia o fragmento a seguir.
A ocorrência do processo de mudanças climáticas, principalmente aquelas devidas ao aquecimento global induzido pela ação humana, foi pela primeira vez alertada na década de 1950. Ao longo dos anos 1980 cresceu a preocupação de pesquisadores ligados a questões ambientais com o impacto dessas mudanças sobre ecossistemas. Na década de 1990 foram desenvolvidos modelos que permitiram, de um lado explicar a variabilidade de clima ocorrida ao longo do século e de outro lado, avaliar a contribuição de componentes naturais (vulcanismo, alterações da órbita da Terra, explosões solares, etc.) e antropogênicos (emissão de gases do efeito estufa, desmatamento e queimadas, destruição de ecossistemas, etc.) sobre estas variações.
BARCELLOS, Christovam, et alii. Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos nas doenças infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.18, n. 3. Conjunto Brasília. 2009.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O aquecimento global observado nos últimos 50 anos pode ter sido causado pela atividade humana devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, o que pode resultar em uma mudança no clima mundial a longo prazo.
II. O processo de aquecimento global pode ser assumido como uma acumulação de calor, não só pela atmosfera, mas também na água e no solo. Essa energia pode ser mobilizada e dissipada de forma rápida e concentrada, gerando eventos extremos.
III. As grandes cidades caracterizam-se pela geração de calor e pela impermeabilização do solo, o que aumenta o fluxo ascendente dos ventos e diminui a percolação da água da chuva, tornando-as vulneráveis aos efeitos das “ilhas de calor” e das enchentes.
Está correto o que se afirma em