Leia o fragmento a seguir, retirado da obra O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa, e responda à questão
Félix conheceu Ângela Lúcia na inauguração de uma mostra de pintura. Creio – mas isto é mera suposição – que se apaixonou por ela assim que trocaram as primeiras palavras, porque a vida inteira o preparara para se entregar à primeira mulher que, vendo-o, não recuasse horrorizada. Quando digo recuar, entendam-me, não é para ser tomado de forma literal. Ao serem apresentadas a Félix Ventura, há mulheres que recuam realmente, dão um curto passo atrás, ao mesmo tempo que lhe estendem a mão. A maior parte, porém, recua em espírito, isto é, estendem-lhe a mão (ou o rosto), dizem “muito prazer”, e a seguir desviam os olhos e lançam algum comentário frouxo sobre o estado do tempo. Ângela Lúcia estendeu-lhe o rosto, ele beijou-a, ela beijou-o, e depois disse: - É a primeira vez que beijo um albino.
Adaptado de. AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018. p. 131-132.
Quanto aos recursos coesivos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. No fragmento “Ao serem apresentadas a Félix Ventura”, fica evidente o sentido condicional condizente à sequência do que é narrado depois.
II. Em “... dizem ’muito prazer’, e a seguir desviam os olhos”, há na expressão entre aspas um exemplo de discurso indireto livre.
III. A expressão “recua em espírito” caracteriza uso conotativo da linguagem, em conformidade ao que foi expresso anteriormente: “não é para ser tomado de forma literal”.
IV. Ao longo do trecho, as ocorrências dos pronomes “o” e “lhe” fazem referência direta a Félix Ventura.
Assinale a alternativa correta.