Questão
Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE
2014
Fase Única
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-fragmento-texto1253e652b79
Leia o fragmento de texto a seguir, extraído de Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena:

“ESCRIVÃO, lendo - Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem às mães, e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V. Sa. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher.”

Sobre o texto é correto afirmar, exceto:
A
Trata-se de uma sátira aos costumes rurais, revelando os hábitos curiosos, a fala simples e a extrema candura que delimitam os seres da roça. Estes são criaturas broncas e rústicas, ainda mais quando comparadas aos homens da capital, requintados e espertos.
B
No romance de cunho realista, o juiz de paz usa a autoridade do cargo para lidar com a inocência dos roceiros, que lhe trazem os mais cômicos casos. O escrivão, que é corrupto, propõe ao juiz as decisões a tomar; o juiz, apesar de se surpreender com as intenções do escrivão, acata as suas sugestões.
C
Nessa obra o autor critica as convenções sociais, o casamento, a família, o governo e satiriza figuras como padres, juízes e políticos.
D
Na peça, Aninha e José amam-se e planejam casar em segredo, mas José é capturado para tornar-se soldado, a favor do governo contra a Revolução Farroupilha.