Leia o fragmento do texto a seguir:
A história da urbanização se caracterizou historicamente pela segregação socioespacial onde a camada mais pobre da população foi lançada para regiões mais longínquas da malha urbana. Tal fato se deve aos interesses envolvidos no próprio planejamento urbano onde não há um interesse efetivo em combater a questão habitacional da população com baixo poder aquisitivo. De maneira efetiva, as empresas imobiliárias também contribuem com esse processo ao lotear a cidade visando a obtenção do lucro. Por meio de informações privilegiadas, tais como, investimentos do poder público em determinadas localidades da cidade, essas empresas imobiliárias adquirem terrenos antecipadamente.
Adaptado de: LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 3 / Elian Alabi Lucci, Anselmo. Lazaro Branco, Cláudio Mendonça. -- 3. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2016.
O fragmento de texto apresentado reflete uma ação bastante comum nas cidades, a qual estimula o processo de favelização. Nesse sentido, o texto ressalta o processo denominado